sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Síndrome de noticiário

Quando eu me mudei pra São Paulo é que me dei conta de como o Pará aparecia no noticiário nacional. Uma notícia pior do que a outra: trabalho escravo, opressão dos sem terra, assassinato de freira militante, menina presa com 30 homens numa cela, além do super sucesso daquele grupo de technobrega, que vez por outra faz com que alguém diga,"Ah, então você é da terra do Calipso"?. Pois é, durma com esse barulho. De vez em quando tenho o consolo de ver minha terra natal como uma boa referência nos cadernos de gastronomia, pois, como sabem os privilegiados, a cozinha paraense é a melhor do mundo.
Seis anos depois da minha mudança, cá estou eu instalada no ABC, onde o punk é pra valer, como diz meu marido. Eis que o noticiário nacional não me ajuda também. "Ah, você mora na cidade da Eloá? Puxa, é perigoso aí, hein?". E ontem explodiu a fábrica não muito longe daqui. Pelo menos deu pra ouvir o estrondo daqui de casa.
Eu tive um editor que dizia que coisa boa não era notícia, era registro. Pois bem. De onde venho ou pra onde eu vou sempre há muita "notícia". Deve ser alguma maldição de ex-jornalista.

2 comentários:

Rita Loiola disse...

Hehehe, boa, boa! depois é descobrir se é vc que segue as notícias ou se são elas que te seguem...

Unknown disse...

Lembrei-mke de duas notinhas que saíram certa vez no jornal hoje.

- a de um carro desgovernado ue foi para cima de uma menina de trÊs anos, a carro bateu na parede, inclinando-se por cima da menina, a menina correu e não sofreu nenhum arranhão. Notícia de 30 segundos

- um menininho também de três anos, que brincava de pira-se-esconde, e ficou com a cabeça presa em duas lajes (sempre acontece!). Tiveram que quebrar uma delas para o menino sair. Saiu bem. Notícia de 30 segundos.

Até comentei que poderiam haver mais notícias dessas ao invés de guerra de oriente médio, ~gente indo estudar na austrália com dinheiro público e essas coisas que só fazem quem assiste jornal ficar mal.

Por isso que não assisto mais... Trio as notícias na internet mesmo e só me aprofundo no que me interessa.

Beijoooooooooossss