sábado, 9 de maio de 2009

Maternidade

Eu nunca pensei muito em ter filhos. A idéia me passava pela cabeça uma vez ou outra, sobretudo quando eu decidi que não os queria. Mas ultimamente eu tenho pensado bastante a respeito. É estranho. Eu não sei se quero, tem horas que sim, tem horas que a idéia me dá arrepios. Tenho vários amigos que têm filhos, mas ninguém planejou. A despeito da surpresa todos dizem que foi a melhor coisa que aconteceu. Claro, como não amar um bebezinho?

Mas como é que se planeja, como é que se sabe que é o momento? Como diz minha amiga Rita, ter filho é uma coisa muito radical. Eu demorei um pouco pra me acostumar com o casamento e sossegar o facho. Tem horas que eu ainda sou invadida por um desejo louco de cair na esbórnia e algumas vezes fico com inveja dos meus amigos solteiros que vão ao cinema toda semana, saem pra dançar regularmente e se encontram com frequência. Como vai ser quando tiver filho? Eu sei que a maternidade não é uma prisão e tenho umas amigas que voltaram a ter uma vida social bastante ativa depois que seus filhos cresceram. Mas essa mudança toda me assusta.

Como eu disse, essa idéia me passava pela cabeça, mas é diferente programar pra um futuro próximo. Uma amiga me disse que já passamos da fase de fazer planos pro futuro, que o futuro já chegou. Mas será que eu não estou pensando nisso só porque o meu marido quer? Será que tô querendo ter filho porque é o que as pessoas fazem depois de casar? Porque eu vou fazer 30 anos? Porque estou casada há quase um ano e meio? Será que é porque eu tenho medo que meu pai morra?

Essa semana eu estava na maior crise porque terminei o mestrado e tenho que correr atrás de grana e me preparar pro doutorado. Tem tanta coisa que eu quero fazer ainda! Eu queria morar fora, viajar, perder 8kg, aprender francês, arrumar a minha casa, escrever. Eu preciso tirar carteira de motorista! Tudo isso e ontem eu passei horas pesquisando sobre preparativos para quem está pensando em engravidar, doulas e casas de parto. Será que eu estou ficando louca? Esses dias eu disse a um amigo que tenho muitas decisões pra tomar e que eu achava que ia ter um filho, porque aí não ia mais precisar tomar decisão nenhuma, ia ser all about the kid.

Acho que eu vou parar de tomar pílula e jogar na roleta russa do período fértil.
(Brincadeira).

2 comentários:

Anônimo disse...

Bebês são tudo de bom!!!! Se eu fosse tu não pensava duas vezes. Uma criança vale mais a pena do que mil carreiras acadêmicas juntas.

Lincoln Noronha disse...

auahuauhauha! Só a doidice da Lorena para botar pilha nessa história mesmo.


Tu tá pirada e sabes disso. O pior é que tá achando ser doida a coisa mais normal do mundo.