terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A terra do meu coração

Eu adoro São Paulo. Estou aqui há quase seis anos. Cheguei morrendo de medo, não conhecia a cidade, não tinha amigos e vinha de um lugar que eu amava, onde tinha amigos maravilhosos. Aos poucos a paulicéia desvairada conquistou meu coração e hoje eu não me imagino morando em outro lugar. Contudo, Belém sempre será a terra do meu coração. Não é porque eu nasci lá, porque nesses meus quase 29 anos de vida eu morei em Belém muito pouco. Nem é porque amigos muito queridos moram lá, porque eu também tenho amigos maravilhosos aqui. É simplesmente porque Belém é uma cidade incrível.

Não sei explicar Belém. Posso ficar horas falando do pôr-do-sol mais bonito do mundo na Estação das Docas, das cores e sabores dos sorvetes Cairu, de como a culinária paraense é divina e como as pessoas se relacionam de um jeito mais caloroso e peculiar. Nada disso chega perto de descrever a cidade, nada disso explica porque meu coração se enche de alegria quando caminho pelos corredores de mangueiras da Praça da República e da Avenida Nazaré ou porque eu olho pra aquelas ruas muitas vezes esburacas e sujas e me entristeço por ver a minha cidade tão descuidada.

Toda vez que vou a Belém desde que me mudei pra cá - e infelizmente foram poucas vezes - eu pergunto por que diabos eu saí de lá. Se nunca tivesse saído talvez estivesse louca para integrar a leva dos paraenses que todos os anos vêm em Êxodo para São Paulo. Não sei, nunca vou saber. O que eu sei é que vir pra cá mudou tudo e mil coisas não teriam sido possíveis. Foi aqui que eu mudei meu modo de ver as coisas. Foi aqui que eu encontrei paz de espírito (um pouco, pelo menos). Foi aqui que conheci meu marido. Foi aqui que eu resolvi que queria fazer outras coisas da vida. Eu tenho sido muito feliz aqui, mas, por razões que eu não sei explicar muito bem, Belém sempre será para mim um lugar mágico. A minha Passárgada. Inclusive porque - e eu já disse isso outras vezes - lá eu sou amiga do Rei.

5 comentários:

Unknown disse...

eu acho que um dia eu vou escrever um texto igualzinho a esse. Excluino a parte do "viver muito pouco em belém". mas até o final "foi aqui q conheci o meu marido", eu espero q seka igual. hehehe

Unknown disse...

to pra conhecer alguem q erre mais em digitação do q eu ;-)

John Fletcher disse...

bem, irei me insurgir e continuarei escrevendo com o velho português. não sou obrigado. kkkkkkk

John Fletcher disse...

vens para o fórum social? ou só visita mesmo? vai ser ótimo... vamos matar a saudade e beber cerveja. :D

Syntia disse...

belém só é passargada pq vc não está lá. não é possível viver em passargada, apenas sonhar com passargada! é imprescindível o afastamento para a contemplação, principalmente no caso das "cidades". bjos