sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Pro inferno, reformistas!

Tenho poucas certezas na vida. Uma delas é que eu sei escrever. Eu não só escrevo claramente, eu escrevo certo (pelo menos quando eu tenho paciência de revisar meus textos, o que não acontece com muita freqüência neste blog). Mas isso foi até reformarem a Língua Portuguesa e arrancarem de mim um dos meus poucos motivos de orgulho.

Essa reforma é ridícula, pra dizer o mínimo. Com a desculpa de "padronizar" o idioma na meia dúzia de países em que o Português é a língua oficial acabaram dilacerando a última flor do Lácio. Ou sou só eu que sinto os dedos do pé encolherem ao pensar que agora não se acentuam mais os ditongos e que teremos de escrever "ideia" ao invés de "idéia"? Isso e outras atrocidades como colocar hífen onde não existia (antiinflamatório vira anti-inflamatório) ou retirar o acento diferencial de algumas palavras (não há mais diferença entre vêm e vem).

O que vai acontecer é que as poucas pessoas que sabiam escrever corretamente vão ficar perdidas e as que não sabiam vão ficar completamente confortáveis para assassinar a já castigada Língua Portuguesa. Só quem vai vai lucrar com isso serão as editoras, que terão toneladas de livros didáticos para adaptar, livros esses que - adivinhem só - serão comprados pelos governos para serem distribuídos nas escolas públicas. E os livros não-didáticos, cujos preços já estão pela hora da morte, serão acessíveis apenas para milionários.

Desnecessário dizer que Fernando Pessoa, Camões, Drummond, Machado de Assis e todos os grandes escritores desta língua maravilhosa estão todos se revirando em seus túmulos. Fico curiosa em saber o que Saramago acha disso. Da minha parte, além do meu horror estético, há a revolta de ter de aprender a trucidar este idioma que amo tanto, porque é com ele que eu ganho o pão integral diet de cada dia.

4 comentários:

Unknown disse...

A língua é uma instituição.

:P

ANDERSON BUENO disse...

enfim, algum esculhamba a mudança! Abençoada seja você. (será q ta certo isso? enfim).

Por mim, tiravam todos o s acentos. Pra q essa m****?? Pela fonetica? A fonetica q va pra pqp, hahah. todo mundo sabe como fala. Acentuação só serve pra dificultar o trabalho de configuração do teclado, quando reinstalo o windows haha (esssa foi boa). Sério, odeio acentuação e akelas todas regras gramaticais de nossa lingua! Ah, se for ditongo terminado com S e iniciado com I, e se tiver lua minguante.. etc aí vc acentua, senão, nao. Bah.

Unknown disse...

Eu não conheço o cidadão acima.

Anônimo disse...

A preguiça mental é fodia (e já também me incluindo). Parece que o ser humana tem uma certa resistência natural a qualquer mudança. Rs