sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Obama e a festa da democracia

Os próprios teóricos defensores da democracia são cínicos o suficiente para afirmar que democracia nada mais é que uma forma de governo, de manter alternância periódica das lideranças. Eles são muito claros quando afirmam que as pessoas se decepcionam com a democracia porque esperam transformações - sobretudo quando ela surge em períodos pós-autoritarismo. Pessoas saudosistas do autoritarismo, dizendo que no tempo dos militares é que era bom, tudo está previsto na teoria.

Por essas e outras é que me fiz anarquista. Desculpe, mas eu tenho uma grande dificuldade em acreditar em histórias da carochinha do tipo "Estado de Natureza" e "homem lobo do homem". Não acredito que as pessoas tenham a priori uma essência boa ou ruim. Há gente muito bacana e gente muito filha da puta no mundo e acredito que a maioria de nós oscila entre as duas coisas. Mas não me diga que a única coisa que impede que eu lhe mate é a possibilidade de ir pra cadeia, que se não houvesse a poliça estaríamos numa "guerra de todos contra todos". Isso me ofende.

Mas não era disso que eu queria falar. Eu queria falar do Obama. Achei o máximo o discurso da vitória estilo Dr. King e as matérias da televisão mostrando imagens da comemoração ao som de "Beautiful Day", do U2 ou "Changes", do Bowie. E a reação das pessoas pelo mundo, chorando, cheias de esperança. Sério, nessas horas eu sinto até inveja dessa crença no processo democrático e quase me ressinto por ser uma descrente. O que me consola é que daqui a pouco passa, porque ao contrário do que dá entender a televisão, o mundo não vai mudar. Infelizmente.

4 comentários:

Unknown disse...

eu tenho eh medo desse obama ^^

FM disse...

E quem foi que disse que eu quero "ficar por dentro dos últimos acontecimentos de forma mais leve"? Isso é pra derrotados, minha filha! Eu faço mestrado em Ciência Política, me respeita! :P

Anônimo disse...

Um discurso tipo Don King?
Obama say, Obama do. Sempre igual ao que era antes?
No future for you?

Anônimo disse...

Concordo com você. A democracia ainda é mítica. Mas o mito democratico exerce uma influência (a seu favor) inegável sobre a mente dos homens, que se empenham em melhorar a situação de suas vidas. É verdade que ela, nestas alturas do campeonato mundial, ainda é uma vã esperança de melhora.
PS: A ideologia democratica favorece mais os negócios capitalistas para os capitalistas.