segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Amor e liberdade

Semana passada meu gato ficou sumido por quase três dias. Eu já tinha percorrido a vizinhança fazendo perguntas e colando cartazes e estava me esvaindo em lágrimas e perdendo as esperanças quando ele voltou pelo mesmo telhado por onde tinha ido. Tava imundo, mas eu o peguei no colo como um nenezinho e o abracei aos prantos, como se tivesse encontrado um filho perdido.

Todo mundo já havia me avisado sobre isso. Os gatos somem de vez em quando, algumas vezes por dias a fio. Algumas vezes eles nem voltam. Nesses três dias eu sofri a cada minuto que imaginava o que poderia ter acontecido com ele. Fui encontrar uma senhora que tinha encontrado uma gatinha que era parecida com a foto que tinha no cartaz dele. Que tristeza voltar pra casa depois de um alarme falso! Mas agora ele voltou e estamos felizes juntos.

Pessoas ignorantes dizem que o gato se apega à casa e não às pessoas. Obviamente são pessoas que nunca tiveram a felicidade de dividir seus dias com um felino. Tenho certeza que ele não voltou para "a casa". Ele voltou pra família, pra mim e pro meu marido que o amamos tanto. Voltou mais carinhoso e ronronzento que nunca. E isso apaga todo sofrimento que eu tive quando ele esteve fora.

Eu amo meu gato porque ele é livre. Ele é senhor de si, passeia pelos telhados, pula muros, atravessa grades, rola no chão. É lindo. Sim, eu tenho pavor de que ele seja atropelado ou que um cachorro ou pessoa má pegue ele. Ou que simplesmente ele se perca e não volte mais pra casa. Sim, eu já pensei em trancá-lo em casa, quase considerei a castração (cruzes!). Mas eu não seria digna do amor e da amizade do meu bichano se fizesse isso. Ele me mostra que o sou quando volta pra casa.

Sim, eu sei, ele vai sumir outras vezes. E eu o esperarei aflita outras vezes. Porém, sempre terei a alegria de saber que ele quer voltar pra casa e pro meu colo. Porque os gatos já nasceram livres e não sou eu quem vai tentar mudar isso. Nem quero.

3 comentários:

Unknown disse...

tadinha de vc! Minha gatinha ficou uma semane meia desaparecida. voltou imunda também.
é de matar o coração.


ah! e estais certa. ele vai sumir de novo mesmo.

Anônimo disse...

Fazer o quê? Eles (as) são assim mesmo. Transitam entre o desprezo e indiferença pelas regras do convívio social e se mandam sem dar notícias. Mas eles (as) retornam quando os donos estão, espiritualmente e fisicamente, em frangalhos. Descabelados (as) a cara melada eos olhos murchos pelas lágrimas derramadas durante a noite de espera. Aí, eles (as) aparecem com a maior cara de pau, miando como se dissessem: “E aí, belê! Hum...que cara é essa? Tô com fome”.
Mais lágrimas e um abraço nos bichanos. Eles voltaram e os sorrissos também. Agora é só aguardar a próxima farra longe de casa. Todavia, até lá, contentam-se em observá-los, indiferentes ou fazendo suas brincadeiras. Gatos. Não existem outros bichos iguais.

Unknown disse...

Olá
Eu estou em prantos, por isso até procurei algo na web pra ver se consigo entender um pouquinho pq essas coisinhas lindas somem de casa e encontrei esse site. O meu gato fez um aninhos esses dias e começou a passar noite fora, essa é a terceira vez, saiu ontem (domingo) pela manhã e ainda não voltou (segunda a noite). Eu choro muito e penso tanta bobagem e fico muito preocupada em ele não voltar. Todos realmente falam disso, mas quando é conosco, né?! É horrível! Tomara ele voltar logo pra mim!
Tânia