domingo, 24 de agosto de 2008

Liberdade insuportável

Meu gato fugiu ontem pela primeira vez. Eu e meu marido fizemos questão de não castrá-lo porque isso tiraria o que admiramos nos gatos, seu espírito livre e indomável. O veterinário sugeriu castrá-lo, amigos que têm gatos me sugeriram castrá-lo. But I said no, no, no. Chorei durante duas horas até que conseguir encontr-lo. Ele tinha pulado o muro e não conseguia voltar , eu o encontrei porque ele respondia ao som da minha voz. Eu tive tanto medo de perdê-lo! Lembrei da dor que senti quando perdi meu primeiro gatinho. Teria sido muito pior dessa vez. Ele é a minha mais constante companhia. Nos entendemos nos olhando e nossa amizade é forte e bonita. Não, eu não sou capaz de mutilar meu bichinho pelo capricho de tê-lo sempre ao meu lado. Os gatos já nasceram livres e eu não posso tirar isso dele. Ele vive comigo porque me escolheu, porque confiou em mim. Eu simplesmente não posso.

O motivo pelo qual se castram animais ou colocam crianças na escola é porque nós já fomos adestrados e não aguentamos ver tanta liberdade. Nós os educamos não porque é bom para eles, é para nossa própria conveniência. É insuportável para nós, seres domesticados, ver seres tão livres. Sei que esta não será a única fuga do meu gato e é possível que um dia ele nunca volte. Sofro só pensar nisso, mas é assim mesmo quando amamos uma criatura que é pura liberdade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Simplesmente, lindo relato, realmente, o que seriam das pequenas coisas de nossa pequena vida, se não houvesse a liberdade à elas concedidas?

adorei.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Castra não! Vai te dar uma dor na consciência, arrependimento, remorso humm;... só quem tem bagos entenderia a dor que é. Eu só imagino,, Rsrsrs :*