segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Evil


Eu sempre disse que não gostava de gente boazinha e eu achava que isso era porque eu me considerava muito esperta e cruel. Hoje eu percebo que o motivo de não gostar das pessoas boazinhas é porque em geral essas pessoas é que são verdadeiramente cruéis, só que cobertas pelas suas capas de civilidade. É como diz aquela música do Belle and Sebastian: I'm brutal, honest and afraid of you.


Há aí dois problemas com os quais eu não consigo lidar. O primeiro é a atitude boazinha. São os sorrisos doces demais, o tom de voz contido, a linguagem polida. Nada contra gente educada, isso é muito diferente. Parece que há um esforço para agradar, para não dizer nada que choque, para não quebrar o protocolo, para se comportar exatamente do jeito esperado, seja lá o que isso signifique. Sinto-me totalmente paralisada diante dessa atitude.


Pessoas boazinhas podem sempre contar com o trunfo da educação e por isso são capazes das maiores atrocidades com sorrisos nos lábios. Elas sempre podem se dizer mal-interpretadas, cheias de boas intenções. Nunca foi por mal, mesmo quando elas lhe metem uma faca sorrindo e lhe arrancam o coração. E você não reage, porque é muito rápido e você pode pensar que você mesmo entendeu mal. Pelo menos até adquirir alguma experiência com as pessoas boazinhas.


Em geral enho um senso de humor um tanto ácido. Eu me finjo de má para fazer rir, comparando crianças com cachorros ou homens a xampus. Pessoas boazinhas em geral não riem das tiradas com espírito de porco. E por serem assim tão boazinhas essas pessoas nunca passam por loucas, desequilibradas ou descontrolados. Mas em compensação dizem as coisas mais cruéis sem a menor hesitação, com uma naturalidade de corar Calígula. É por isso que eu não gosto de pessoas assim. Elas me dão medo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Somos dissimulados. Será isto uma característica natural, um instinto de sobrevivência, um mero egoísmo, instinto de compétição, impulso animal? Bem, será tudo feito por interesses, ou é pra fazer média? }:/
PS: Sou eu bonzinho? Rs

Patrícia disse...

É por isso que eu digo: senso de humor é tudo. Gente boazinha e sem graça deviam ser proibidas.
Beijos

Anônimo disse...

Senso de humor é fundamental. Principalmente se ele for o mais bizarro possível... hehehehe. Saudades de vc e do ser vc. Bjão.