quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Fala que eu te escuto

Ultimamente tenho notado que uma das maiores dificuldades dos relacionamentos é a falta de comunicação. Antes eu achava que isso era uma característica feminina, de fechar a cara numa atitude "se você não sabe porque estou com raiva não sou eu quem vai te dizer". Mas percebo que isso não está restrito às mulheres e nem aos relacionamentos amorosos. Quando as pessoas não se vitimizam nessa atitude de "ninguém me entende, ninguém presta atenção em mim", há outros modos de não-comunicação: as alfinetadas porque você está bravo com alguém mas não diz claramente a razão, ficar emburrada(a) porque alguém não fez o que você queria. E é isso que vai minando as relações, que vai criando mágoas terríveis, e provavelmente dá câncer.

Então, caro leitor, é isso que eu desejo a você neste ano novo: que você saiba falar o que sente. Não de um jeito escroto, do tipo "falo o que penso e dane-se" e sim aprender a expressar desejos e descontentamentos. Se você quer que alguém faça algo, não espere que a pessoa advinhe seus desejos, não dê inderetas ou alfinetadas. Diga claramente: eu gostaria que você fizesse isso. Se alguém se magoou, diga "eu não gostei disso por tais motivos". Não é fácil, mas da feita que se aprende a dizer o que se quera vida começa a ficar mais simples. E é isso que eu desejo: uma vida menos complicada e mais feliz.

Um comentário:

Syntia disse...

pois é... aí, um ser como eu, que fala o que pensa, é recriminado... sou chamada de grossa, de insensível, de brava, de estourada... e na verdade eu só falo o que eu sinto! hipocrisia é foda!