quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Ganho secundário

Não tenho escrito muito aqui porque parece que finalmente consegui atingir certo equilíbrio entre meus afazeres. Estou academicamente produtiva, tenho ido à academia diariamente e tenho conseguido manter minha casa razoavelmente limpa e arrumada há mais ou menos um mês.

Eu sempre me perguntei como seria a vida das pessoas "normais" que dividem seu tempo em pequenos blocos e têm uma vida organizada e sem grandes ondas que desestabilizam tudo periodicamente. Pois é, eu acho que cheguei nesse estágio. É esquisito, mas não é ruim.

A parte chata é que a minha escrita criativa está cada dia mais moribunda. Previsível, uma vez que eu não acredito em técnica pra esse tipo de coisa e não acredito em escritores que não fumam, não bebem e vão diariamente à academia.

Uma amiga psicóloga me disse que eles chamam esse tipo de coisa de ganho secundário. Você sai perdendo no front principal, mas até que por outro lado tem suas compensações. A literatura havia sido o meu ganho secundário pra minha existência depressiva e pro meu turbilhão interno (meu amigo Carlos costumava dizer que pra escrever certas coisas era necessário ser escravo das próprias emoções). Agora é a vida simples e tranqüila que compensa a falta que a literatura faz na minha vida.
Minha conclusão é que ganho secundário é coisa de gente doida.

3 comentários:

Lavinas disse...

Mas cuidado... a vida não é tão simples e tranqüila quanto parece! Fique atenta... e relaxada. Ehehe.

Rita Loiola disse...

Eu já pensei nisso também. Mas aí eu percebi que existe boa literatura feita de sentimentos bem felizes. Gosto tanto do Mário Quintana!

Syntia disse...

é... tb não sei se ganho secundário é coisa de idiotas... e eu tenho medo de psicólogos!!!!