segunda-feira, 13 de abril de 2009

Vida (quase) vegetariana

Não como carne há três meses. Vários motivos me levaram a essa decisão, mas a verdade é que eu namorava a idéia há anos e nunca tinha tido coragem de colocá-la em prática. É um pouco difícil pra mim esse tipo de coisa, porque vivo sendo acometida por idéias que me deixam um pouco obcecada durante algumas semanas e desaparecem sem deixar vestígios. Dentre a minha coleção de idéias fixas figuram a decisão de ir morar na Inglaterra trabalhando como garçonete, aprender árabe pra me tornar correspondente de guerra, fazer vestibulinho pra Publicidade e me converter ao islamismo.

Provavelmente esta é a razão de eu nunca ter levado essa proposta a sério. Isso e a implicância que eu tinha com os vegetarianos, que me pareciam chatos e arrogantes. Mas eu resolvi deixar isso de lado - porque a gente sempre fica se contendo na vida por causa dos outros - e coloquei em prática. E devo dizer: estou adorando.

Parar de comer carne é como parar de fumar. Eu não sinto maravilhas se operando no meu organismo por ter cortado um hábito, mas fico contente por saber que não me faz falta. Estou experimentando novas receitas e incluindo coisas mais saudáveis na minha alimentação e isso já me deixa satisfeita com essa vida quase vegetariana. Sim, porque vegetariano não come carne de nenhum animal e eu como peixe e frutos do mar, que não pretendo abandonar. Meu amigo Lincoln me diz que é ṕorque se deixar de comer peixe eu perco minha identidade paraense. Mas é mais que isso.

Peixes e frutos do mar não passam pelo processo nojento de produção e abate que carne bovina, suína e de aves passa. Eu não acho errado matar pra comer. Mas não quero comer essa carne cheia de antibióticos e hormônios vendida nos supermercados, isso sem contar as péssimas condições de higiene dos abatedouros. Sim, existem os agrotóxicos, os pesticidas e os transgênicos. Não, não há alimento sem risco. Então, eu prefiro comer o que eu acho que no fim das contas me traz mais benefícios. Basta comparar o aspecto de uma quitanda colorida e cheirosa com o ambiente feio e fétido de um açougue. Já que eu sou paraense, o meu buffet é uma feira de frutas multicolorida, mas com um cheiro (não tão bom) de peixe fresco: o mercado do Ver-o-Peso.

3 comentários:

Syntia disse...

Eu odeio frutos do mar e a pesca desses seres (que confesso que adoro qdo vivos) desequilibra completamente o meio ambiente!!! Não há saída!

Anônimo disse...

não penso dessa forma. a internet é mais superficial sim, fragmentária, sem espaço para grandes prolongamentos, pq é uma plataforma que cansa se formos ler textos muito grandes. um exemplo prático são os e-books. eles simplesmente não pegaram. quem quer ler um livro prefere lê-lo à moda antiga.

sendo assim, bem ou mal, o veículo impresso tem esse caráter mais profundo. se ele está perdendo para a internet, só há uma constatação a se fazer: o leitor prefere informações superficiais, rasas. esse procedimento faz parte do google lifestyle, onde todos têm algo a acrescentar, mas só aparentemente, pois informação que é bom necas.

uma coisa é fato: na publicação impressa vc se defronta com coisas que não faz questão de ler, mas acho que a lei do livre arbítrio é que vale. vira a página. aí que entra a proposta editorial da revista, para saber se ela lhe agrada num percentual maior.

a internet, para mim, sempre foi complementar, assim como a TV e o rádio são (mesmo não os usando). esses dois últimos são outros exemplos práticos de como se prefere uma informação superficial e rápida, sem consumo de tempo, energia, neurônio.

eu concordo que a imprensa tem de se reinventar, mas deveríamos ter consciência do papel de cada plataforma. talvez eu seja somente mais um tradicionalista. talvez nós estejamos fechando os olhos para o fato de que cada vez mais o leitor anda mais ignorante e alienado.

ps.: só um último comentário sobre a SET. eu gosto dela pq ela tem um toque nerd. acho que nesse ponto saio perdendo.

Lavinas disse...

É preciso assumir o desequilíbrio e deixar que ele nos afete. Aprender a perder: global warming, your welcome!
http://punkcanibal.zip.net