segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Algumas proposições

Permacultura quer dizer "cultura permanente". Na prática isso se traduz por um modo de vida mais sustentável, que respeite o ambiente em que vivemos aproveitando ao máximo os recursos naturais. Exemplo: nas construções isso significa aproveitar melhor a luz natural, fazer sistemas de encanamento que permitam reutizar a água, etc. Desde modo você não precisa gastar rios de dinheiro na conta de energia e pode usar a água do seu banho e da lavagem de roupa/louça pra descarga e evita usar 10 litros de água limpa pra jogar seu cocô no rio. Mas tem muito mais coisa.

A oficina de permacultura que eu assisti no FSM falou sobre como aplicar esses princípios na vida urbana, na qual dificilmente você construirá sua casa ou terá espaço suficiente para uma horta. Falaram um bocado de consumo consciente, que é um termo que eu considero particularmente irritante, mas vamos lá. Levar sua própria sacola, reutilizável, quando for ao supermercado e evitar ao máximo pegar as sacolas plásticas, que demoram a se decompor e entopem bueiros, etc. Ler mais no computador e evitar imprimir, tirar xerox dos dois lados do papel e por aí vai. (Falaram de outras coisas tb, como usar a bicicleta, captar água da chuva... mas tô com preguiça de escrever tudo).

Da minha parte eu tenho duas proposições a acrescentar. A primeira é que não adianta nada ter sempre sua sacolinha de pano quando vai ao supermercado se no seu cotiano, toda vez que se levanta pra tomar água/café no trabalho você usa um copinho plástico novo. A gente que é mulher carrega tanta quinquilharia na bolsa mesmo que não custa acrescentar um copinho durável ou um squeeze. E quem é homem ou não carrega bolsa/mochila, dá pra deixar um recipiente na mesa/gaveta do trabalho, né?

A segunda proposição é: fumantes, cuidem de suas bitucas! De que vale encher a bolsa de plástico e papel porque você não achou uma lixeira pra joga-los fora se você joga suas bitucas por onde passa? Eu já fui fumante e já joguei muita bituca por aí. Mas hoje existem umas bituqueiras ótimas que servem como cinzeiros portáteis. Se você não liga pra nada disso, se quer mais que o mundo se exploda, ok. Faça isso pelo estilo. Who cares! Afinal, ser ecológico tá super na moda!

5 comentários:

Unknown disse...

verdade, desde q comprei minha ecobag, entrei super de cabeça na moda... e levei minha garrafola pros dias doforum e quando a agua acabava, colocava mais nela - ate pq nao tinha copo para todos os dias heheeheh. E legal essa idéia do copinho durável na bolsa...

Anônimo disse...

meu amor... não consegui lhe ver novamente. vc ainda está em belém? já liguei para sua casa um monte. minha vida tá uma correria por conta da prova de mestrado e o começo das aulas. mil desculpas...

Unknown disse...

Na minha opinião isso tudo é "just for show", apesar de que pode ter algum impacto cultural e, portanto, político. Todas essas atitudes são meia gota d'água num oceano. O importante delas, penso, é para as próprias pessoas que as praticam que aprendem uma ética de responsabilidade bem legal. No ambiente, o impacto é zero. O verdadeiro problema, a meu ver, está no sistema produtivo que alopra todo o planeta. Você já deu uma olhada no novo plano de energia no Brasil? E o pré-sal? São essas coisas que realmente me dão frio na espinha.

FM disse...

Lincoln, eu concordo e é por isso que acho que tem que destruir toda essa merda. Mas, convenhamos, há mais pessoas dispostas a reciclar e usar sacolas de pano do que gente disposta a mudar o modo de vida baseado no consumo ou ainda destruir 2000 anos de civilização e barbárie. É uma gotinha mesmo, mas é alguma coisa.

Anônimo disse...

Pois é, vamos adiar um pouco o fim da humanidade. Seja ecológico.