quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Mudar o mundo sem tomar o poder

O lema do Fórum Social Mundial é "outro mundo é possível". Eu adoro, não só porque eu realmente acredito nisso, mas porque é uma frase muito boa. Pois bem. Hoje eu estava lá debaixo do sol escaldante procurando uma mesa sobre criminalização dos movimentos sociais na mídia. Passa por mim uma moça com uma camiseta que dizia "Mudar o mundo pelo feminismo". Aí eu olhei ao meu redor e pensei que mudar o mundo deve ser até moleza, agora eu quero ver mudar Belém.

Desde que cheguei ouvi reclamações de meus amigos e parentes sobre o caos que o Fórum causaria porque Belém não tem estrutura pra sediar um evento desse porte. Discordo. Todos os anos a cidade fica lotada por causa do Círio de Nazaré, hotel, pousadinha, restaurante, passeio, etc é o que não falta em Belém. O que falta é organização. Por isso tome filas e informações desencontradas, tome engarrafamentos nas adjacências das universidades, tome colaboradores que não sabem informar nada e tome o pior programa de atividades que eu já vi.

Mas a questão não é apenas mudar Belém, é mudar alguns vícios da esquerda, como os de berrar no microfone ou usar o espaço de perguntas para discursar na palestra alheia. Ou deixar de ser bobinho quando fazem-se denúncias que não questionam a responsabilidade de cada um. Um outro mundo é possível, sim, claro. Mas será que outro "eu", outro "você" é possível?

2 comentários:

Unknown disse...

acho q um outro mundo seria possivel se vissemos o mundo como nosso. e nao como "seu". somos egoistas. Cada um quer o seu espaço. sem saber - ou dar-se conta - de q o espaço é de todos.

Anônimo disse...

Apesar de que o mundo não terá solução, a tendência é tudo mudar. Ademais, a mesmice é tão chata. êeeee rsrs