quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Mr. Simpatia

A parte mais chata de estudar Ciência Política é que este assunto está na boca do povo e isso é um prato cheio para palpiteiros. Qualquer um acha que entende muito de política e como o assunto que eu estudo está mais na pauta ainda - política externa dos EUA - aí é que eu sou obrigada mesmo a ouvir bobagens assertivas sobre coisas que eu, estudiosa do assunto, não me arrisco a dar sentenças definitivas.

Na mídia nacional a situação é cômica, porque a torcida por Obama é tão clara que chega a ser constrangedora. Aí tome manchetes sobre o quanto ele está subindo nas pesquisas de intenção de voto, no quanto ele é carismático e popular e ninguém se liga que o sistema eleitoral estadunidense não é igual ao brasileiro. Aliás, quem entende minimamente de política sabe que em eleição tudo é possível. E depois do escândalo na eleição Bush em 2000, aí é que tudo pode acontecer mesmo.

Mas está todo mundo encantado pelo charme do Obama, porque ele é magro, alto e tem um sorrisão bonito. E todo mundo acha que o mundo está menos reacionário porque existe a possibilidade dos EUA terem um presidente negro pela primeira vez. Eu não sei você, caro leitor, mas pra mim o fato de fazerem estardalhaço pelo fato de um negro conseguir alguma coisa pra mim é outra face do racismo. Porque por mais simpático que este candidato seja, basta prestar atenção no discurso dele pra ver que ele não é muito diferente dos outros.

Exemplo: McCain é radicalmente contra o aborto; Obama é a favor quando a gestação oferece risco para a mãe. Ou seja: cara pra dizer que é pro-choice ele não tem. Mas essa nossa imprensa burra e palpiteira fica toda empolgada com o carisma do cara, porque pensa por analogia, não sabem que nos Estados Unidos as eleições não são personalistas como aqui, que lá as pessoas votam muito mais no partido que no candidatos, etc.

Eu simpatizo com Obama, mas não tenho a menor ilusão uma eventual vitória dele vá trazer grandes mudanças nem pros EUA, nem no modo como este país se relaciona com os demais. Porque a democracia é isso mesmo: democracia é processo de alternância de poder, não serve pra mudar nada. O resto é papo de marqueteiros ou de militantes tolinhos.

2 comentários:

Unknown disse...

Atualiza meu link, agora to no blogspot \o/

Marvalsc disse...

Sério?! vc acredita em democracia???
Que puxa...
O Obama. Humm... Minha esperança é que ele faça um discurso que empolgue todo mundo, a la Dr.King. Mas no final ele diga: "E que Alah abençoe a América".
Junto aparece o Osama ao lado dele dizendo: "O islã venceu o medo". AHAHAHAHAHAHAHHAHAH
O fim está próximo.
Seria duca!