segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A sociabilidade da balada

A pista está vazia e todas as maquiagens e cabelos estão inteiros. As pessoas chegam em grupos e vão direto ao balcão. Quase todos tomam cerveja. É costume nacional e é mais barato. As águas só começam a sair daqui a duas horas, quando a pista de dança estiver fervendo e os suores começarem a escorrer pelos rostos ou quando a bebida já subiu pra cabeça.


Dali a pouco a pista de dança está lotada e alguém irá se queimar no cigarro de outra pessoa. No dia seguinte as roupas estarão insuportavelmente fedidas, mas isso não importa. A vida está acontecendo e é maravilhosa, porque você não tem mais 20 anos, não mora com seus pais, e é adulto o suficiente pra todas as coisas boas e ainda é jovem o bastante para que a música entre em seu corpo e te possua como um espírito. Dançar, dançar até quase de manhã, parando apenas para tomar mais uma cerveja ou ir ao banheiro. Essa é a sua música, essa é a sua vida e você nunca foi tão feliz enquanto canta os hits de sua adolescência com seus amigos e até ficar rouco.


Na sociabilidade da balada as mulheres estão sempre vestidas de modo mais charmoso que no cotidiano enquanto a maioria dos homens está do mesmo jeito de todos os dias. Elas dançam e jogam os cabelos, eles ficam pelos cantos fazendo uma cara blasé. De repente a pista esvazia um pouco e quando você percebe há vários casais se beijando encostados na parede. Que beijos! Percebe-se imediatamente a diferença entre namorados e quem nunca se beijou antes, porque só quem nunca se beijou antes beija daquele jeito.


Mas você não está lá pra isso. Uma das vantagens de estar comprometido com alguém é o fim da ansiedade de sábado a noite. Dá um pouco de saudade de solteiro, mas dali a pouco será a hora da xepa, o fim da feira. Os caras estarão mirando as bêbadas e as bêbadas mirarão quem for minimamente gentil. A pista de dança vira palco dos últimos xavecos, dos bêbados e dos mais resistentes. Hora de ir embora, você não tem mais idade pra essas coisas. Então você vai pra casa alegre pela ótima noite e, se tiver sorte, feliz porque apesar do clima de pegação, há apenas uma pessoa com quem você gostaria de estar. Pena que ela não estava ali na festa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sem ansiedade é mais gostoso... mesmo assim, parece que é sem a ansiedade que os solteiros gostam ahuahuahua... Quando eu era mais novinha, sempre saía ansiosíssima pelo beijo da noite e sempre voltava sem ele. Agora que saio para dançar e ser vista é que chove. :P bendita maturidade hehehhe... EIIIIIIIIIIIII, tô indo para Sampa em novembro. Bora pra funhouseeeeeeeee!!!!

PS: TOC nada, é só um ritualzinho da mulher auto-amada huehueheu... é tão bom reservar um sabadozinho ou um dominguinho para ficar se paparicando... ;)

. disse...

hahahahaha
Perfeita análise!!
Perfeita!!!
Mas sabes que a Lei Seca incoporou novos elementos nesse cenário né?

Já conheces a teoria da Lei Seca e a inclusão Social?

http://faloporquetenhoboca.blogspot.com/2008/08/lei-seca-e-incluso-social.html

Beijins!!!

Anônimo disse...

é pq "a gente quer inteiro e nao pela metade." (titãs) :*