domingo, 4 de abril de 2010

Filmes do feriado

Guerra ao Terror - filme interessante, apesar de ser meio chatinho. Gostei da idéia da guerra ora como vício, ora como videogame. Lembrou clássica inversão da frase de Clausewitz feita por Foucault: a política é a guerra continuada por outros meios. Gostei.

Amor sem Escalas - O título em português é péssimo e eu confesso que não me entusiasma ver um filme estrelado pelo George Clooney (sim, ele continua um gato, mas é muito canastrão). Contudo, me surpreendeu. Eu gosto desses filmes de mundo coorporativo, da crise do capitalismo vista de dentro, das consequências humanas disso, da alienação do trabalho de um sujeito que não liga a mínimo de estar a serviço do lado negro da força. Lembrei bastante de Richard Sennett. Bom filme, recomendo.

A Teta Assustada - Nos 10 primeiros minutos parece que se trata de um bom filme, mas depois é um tédio só que se arrasta até a última cena (que é bonitinha, mas aí eu já estava de bode do filme quando ela veio). Aparentemente é um filme sobre como lidar com o trauma, uma mulher que só consegue se expressar pela música, tem umas coisas interessantes como a indústria de casamentos das periferias (aliás, é o que se salva no filme). Mas o que se vê mesmo é um dramalhão mostrando o quanto os pobres são coitadinhos-porém-alegres-e-fortes e como a protagonista é sofrida. Tenha santa paciência.

A Fita Branca - De vez em quando um filme é mesmo tudo aquilo que estão falando. Pois é exatamente isso. Altamente recomendado. Pra mim foi inevitável não pensar em "Os Incompreendidos" do Truffaut (que pra mim é o filme mais lindo do mundo). Só que de um jeito evil. Ou melhor, de um jeito Haneke.

-----------------------------------------------

Agora eu vou "pranchar" meu cabelo porque amanhã é o meu primeiro dia no meu novo emprego.

2 comentários:

Rita Loiola disse...

Nossa, que saudade de ir ao cinema!

John Fletcher disse...

vc não gostou da teta assustada? gente, eu amei esse filme. todo o teor cafona, meio realista fantástico a lá vargas llosa.

tb achei guerra ao terror meio chatinho. em 1h 20 eu não parava de olhar o relógio do dvd.