segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Para além da esquerda e da direita

Eu nunca aprendi a diferença entre a esquerda e a direita. Literalmente. Quando eu estava no jardim de infância a professorinha ensinou pra classe o lado esquerdo e o lado direito. No começo era fácil, a mão direita é a mão que se escreve. Mas aí a coleguinha disse "professora, e eu que sou canhota?" e já começou a ficar complicado. Depois, a professora, que estava de frente para a classe, disse que o lado direito que ela estava falando era o lado direito da classe, que era a esquerda dela. Não entendi mais nada.

Chegando fui contar à minha mãe às novidades. Disse que havia aprendido a esquerda e a direita. E mostrei as mãos trocadas. Minha mãe explicou várias vezes, tal como havia feito a professora, mas ainda assim aquilo não fazia o menor sentido. Minha mãe perdeu a paciência e apontou para um sinal que tenho sobre a mão esquerda e disse "pronto, é essa a sua mão esquerda". Assunto resolvido, não precisei pensar nisso por anos.

Até hoje quando preciso saber qual é a esquerda basta olhar pras minhas mãos. Se vou dar instruções a um taxista, olho discretamente para a mão onde está minha aliança e digo "vire à esquerda na próxima". Em breve pretendo a aprender a dirigir (finalmente) e daí saberei se isso é realmente um problema. Sorte a minha que dá pra conferir o sinal da mão sobre o volante.

Outro dia eu estava contando essa história numa rodada familiar de pôquer. Porque estava com dificuldades em saber em que direção o jogo roda e é mais fácil pra mim decorar "sentido horário" do que "pra direita". Foi então que minha irmãzinha, cartesiana roxa, descobriu a fonte do meu problema: "Não era pra ficar pensando, era pra aceitar. Tu não podias simplesmente aceitar?".

É, meus caros... Anos depois eu fui parar na Ciência Política e aí que ficou difícil mesmo distinguir entre esquerda e direita. E eu ainda não aprendi a simplesmente aceitar.

2 comentários:

Rita Loiola disse...

hahaha. olha, eu aprendi a dirigir e... saber a direita e esquerda prá mim ainda é um mistério...

Felipe DeBritto disse...

se ajuda, a esquerda é onde fica o coraçao.