domingo, 8 de novembro de 2009

Algumas palavras sobre a castração

Essa semana vou marcar a operação dos meus gatos. Há poucos meses eu era contra castrar os animais domésticos, mas cedi devido ao trauma de não ter mais o Zaratustra na minha vida. Falar sobre isso ainda é doloroso, porque o amor que sinto por ele não desapareceu com o seu sumiço e só mesmo o amor dobrado de meus dois novos amiguinhos pra ajudar a tapar este buraco que a ausência dele me deixou no coração. O que eu quero dizer é que eu valorizo a liberdade dos animais e pra mim esta decisão é difícil e eu só a tomo porque acho que dos males que podem acontecer a um gatinho, este é o menor.

Porque são demais os perigos dessa vida pra quem faz miau. Muitas pessoas não gostam de gatos e os maltratam ou os envenenam. E ainda há a possibilidade de atropelamentos, de cercas elétricas, dos cães raivosos. Eu prefiro não especular sobre o que pode ter acontecido com o Zara, apesar dos rumores de atropelamento. Prefiro imaginar que ele está vivendo numa grande colônia secreta de gatos nômades e que ele foi embora porque era livre demais pra ficar numa casa só. Escrever isso me dá um nó na garganta e eu sei que não suportaria passar por isso de novo e morro de medo de imaginar que algo ruim pode acontecer com meus filhotes.

Eu sei que a castração traz alguns benefícios para a saúde dos bichos e que diminui a vontade dos gatos de sair por aí, mas não deixo de pensar nisso como uma violência. Então eu penso que se o mundo não fosse como é nós poderíamos deixar os animais viverem soltos, mas o mundo não é como gostaríamos que fosse... Mas isso me deixa frustrada porque eu sempre penso que as coisas são como são porque não estamos dispostos a começar a viver de acordo com nossas convicções. Não castrar o Zara foi uma decisão coerente com o que eu acredito. E era lindo ter um gato livre. Eu sofria quando ele sumia e sofro ainda porque ele não voltou, mas, Deus, como era bonito ver ele ir e voltar pelos telhados dessa vizinhança!

Eu sei que cada gato é diferente do outro, noto que o Frajola e a Pandora têm personalidades distintas. Mas imagino como eles vão ficar depois de castrados. Será que vão brincar como hoje? Será que vão continuar carinhosos? Os gatos castrados que eu conheci eram tão esquisitos. Isso é algo que eu só vou saber quando acontecer.

3 comentários:

DaniC disse...

Não fique triste. Aproveite a doce companhia dos seus gatinhos, lindos.
Quem sabe isso é melhor para eles mesmo.
Bjim, saudades.

Syntia disse...

fhutz, relaxa, eles serão iguaizinhos... a castração é nos órgão genitais e não na cabecinha ou personalidade deles.... ok! eu sei que na TPM, mudança dos hormônios, mudamos nossa personalidade, mas gatos e cães são seres superiores, não sõa tão afetados como nós... bjocas!!!!!!!!!!

Marvalsc disse...

Bem, graças a Deus não sou gato, nem cachorro.
Mas a minha opinião é que se trata de uma tremenda sacanagem com os bichinhos.
Se fosse assim nossos pais nos castrariam para nós não sairmos de casa na fase em que nossos hormônios vazam pelas orelhas.
Não há como um animal ter um de seus instintos básicos extirpado e continuar sendo o mesmo.
A vida fica sem sentido para os bichinhos.
E tenho dito...