terça-feira, 9 de junho de 2009

Algumas retificações

Eu ando muito rabugenta em relação ao rock, dizendo que os Strokes foram o último suspiro desse estilo musical, que muita banda em atividade já passou da hora de acabar e que a maioria das coisas que surge é mero pastiche do que já veio antes. Eu acho tudo isso mesmo, com algumas ressalvas:

1 - Jack White é o cara mais legal desta década, adoravelmente esquisito, criativo e dono de uma energia que é aquilo que se espera do rock'n'roll.

2 - The Killers é uma banda muito boa. Eu ainda tenho uma certa implicância porque o vocalista se acha o Freddie Mercury - e depois que ele deixou o bigodón crescer eu não tive mais nenhuma dúvida. Mas os discos são bons. A maioria das bandas legaizinhas de hoje, como Franz Ferdinand, eu enquadro na categoria de "banda de balada", o tipo de coisa que daqui a 10 anos as pessoas só se empolgarão ao ouvir se for por saudosismo, como a gente quem cresceu nos anos 90 e escuta Mr. Jones hoje. Eu costumava pôr o Killers e o Arctic Monkeys nessa categoria, mas ambas têm algo a mais. Apesar da minha supresa implicância com os segundos por causa do hype mega exagerado, é uma banda boa, apesar de não serem nenhuma salvação da lavoura. Isso eu ainda tô esperando aparecer, mas pelos meus cálculos isso só vai acontecer lá pelo ano de 2011.

3 - Um dia desses eu pedi a um amigo nerd-da-música gravar umas bandas novas pra mim porque eu estava decidida a deixar de ser ranzinza e me atualizar. A única que gostei foi MGMT, apesar desse nome horrível. Aliás, o que há com as bandas e seus nomes cada vez piores?

É isso. Mas antes que este texto pareça uma coisinha otimista fofinha, algumas observações:
1- Que coisa mais tosca é essa vocalista do Yeah Yeah Yeahs que se acha a Chrissie Hynde? Socorro.
2- Por que, senhor, por que o U2 ainda não acabou?

4 comentários:

Syntia disse...

concordo plenamente com tudo... chego a achar que sou uma conservadora qdo o assunto é rock... e tb me pergunto pq o U2 ainda não acabou!!!!

Anônimo disse...

Essas bandinhas todas são um lixo. Mesmo esses Strokes aí, pffffffffffff, tomar no cu, meu.

Ouve os Filhos de Empregada ae, Marie: www.myspace.com/filhosdeempregada

Se tu te chama de velha, eu devo ser uma múmia. Caralho. Tranco meus ouvidos para dentro do que é música genuinamente e há anos escuto as mesmas coisas, Led Zeppelin, Sonic Youth, John Coltrane. Caralho. Essas bandinhas novas são todas uma completa bosta, cara!

Se tu quiser algo recente e original, tem Beirut: www.myspace.com/beruit
Eles vem por aqui em setembro e eu vou subir no palco nesse show.

Comentário ébrio, não repara. Mas, bicho, não ouve essas paradinhas indies não. E by the way o Chico Buarque publicou seu primeiro romance "Estovo" nos anos 80. Se não me engano, 87. E olha, num mundo em que bloqueiros se auto-proclamam "escritores", basta meia dúzia das letras colossais que o Chico escreveu pra ele ser escritor POR EXCELÊNCIA.

To ébria, já disse. Falows.

Anônimo disse...

Retificando: "Estorvo" foi publicado em 1991 e ganhou o Prêmio Jabuti em 92.

Desculpa pelos palavrões. :/

John Fletcher disse...

bem, estorvo é um cú, mesmo tendo sido escrito em 90 ou há 1 ano atrás. o chico buarque deveria ver que essa não é a praia dele.

tenho de lhe falar que achei o último cd do killers meio tosco. human é uma música com uma letra horrorosa. u2 deveria ter parado depois do acthung baby. o pop ainda me desce, mas só em parte.

ei, tu não falaste do arcade fire. eles são legais. e beirut é bem interessante, sem ser óbvio.

bjo.